03 de Julho de 2023
Oi, minhas lindezas!
Hoje trouxe uma entrevista muito legal, com o autor Draylton Tavares. ✒️
Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷
BLOG: Quem é o autor?
R: Draylton Tavares, recifense, amante de arte, conhecimento e cultura de forma geral. Não acredita em signos ou no além. Só acredito no semáforo e no avião.
BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
R: Teimoso, cabuloso, inteligente.
BLOG: Cinco curiosidades sobre você:
R: 1. Fico mentalmente corrigindo os outros;
2. Não me incomodo com os bloqueios criativos;
3. Sou muito seletivo com as pessoas;
4. Não tenho música favorita, livro favorito, ou qualquer coisa dessas;
5. Acho que o problema da humanidade é o ser humano.
BLOG: Um Sonho?
R: Como sonho é uma coisa na esfera do ideal meu sonho é que um dia aconteça respeito mútuo de verdade entre todas as pessoas.
BLOG: O que te motivou a ser escritor?
R: Comecei escrevendo o que gostaria de ler e não encontrava em canto nenhum. Foi esse o motivo. Depois descobri existirem muitas pessoas escrevendo coisas parecidas. Hoje permaneço escrevendo porque gosto de mostrar meu ponto de vista sobre os temas abordados por mim. Amo um retorno, vulgo feedback.
BLOG: Escrever Significa...
R: Criar sem limites.
BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?
R: O único livro até agora é o de contos Sexta-feira: 13 contos de horror moderno, mas já estou com o segundo no forno. Chama-se Espíritos Errantes.
BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?
R: Só tenho um escrito, então acho que não conta muito. Volto aqui para responder depois que tiver mais livros publicados.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?
R: Não tenho dificuldade em escrever. Nenhuma dificuldade, quando me sento para colocar pra fora a história sai com bastante facilidade. Seja meu primeiro romance nesse processo criativo onde se encontra, sejam nos contos para antologias e publicações no Scriv.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?
R: Nenhum. Nem esse primeiro, nem o segundo que estou escrevendo agora, espero me manter assim e os próximos não me causarem dificuldades.
BLOG: O que você tem lido ultimamente?
R: Estou fazendo parte de dois clubes de leituras, um presencial (Clube do Livro Adoro Ler) e um virtual (Clube da Breh), as leituras são basicamente os livros sorteados nesses clubes. Nesse mês de Junho estou lendo Por lugares incríveis de Jennifer Nivem e Billy Summers de Stephen King.
BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?
R: Vinte anos agora.
BLOG: Assunto preferido para escrever?
R: A princípio era terror, atualmente escrevo o que me vem a cabeça, não estou mais me limitando em um estilo ou preferência.
BLOG: Gênero favorito de escrever?
R: Não tenho mais. Cortei esse negócio de gênero. Escrevo de acordo com o que acho conveniente para narrar a história abordada naquele momento. Se a história pede um sci-fi o utilizo, se pede um slasher o faço, se fica legal um noir com drama utilizo e por aí vou. Gosto de experimentar diferentes estilos, narrativas, estéticas.
BLOG: Inspirações?
R: Cinema, música, outros livros, pessoas, a vida, o cotidiano, o jornal, qualquer coisa.
BLOG: Qual das tuas histórias te define?
R: Nenhuma e todas. De forma individual nenhuma pois é cada uma é um fragmento, e todas, pois todas elas são partes de um todo criativo e somando-se chegam perto de mostrar a quem lê a pessoa que sou. Não dá para me revelar completamente, pois alguns personagens falam de acordo com meu ponto de vista, outros utilizo pontos antagônicos aos meus e ainda em outros coloco falas que nem concordo, nem discordo, apenas sorrio e aceno.
BLOG: Hábitos de escrita?
R: Normalmente depois da meia noite ou antes das nove da manhã. Para escrever um romance eu gosto de levar um tempo pesquisando antes, sem nem começar a escrever a história e depois tiro dois meses direto escrevendo. Já para contos eu preciso de uma ideia ou um mote e aí sento e escrevo depois de criar os pedaços na minha cabeça e eventualmente escrevo poesia, essa é completamente espontânea e normalmente sem revisão.
BLOG: Elogie a sua própria escrita...
R: Inteligente, sarcástica, crítica. Para poucos leitores e exigente.
BLOG: Um defeito e uma qualidade?
R: Arrogância e Curiosidade.
BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?
R: Todos. Sempre pego de pessoas reais os meus personagens. Troco nomes, misturo duas ou mais pessoas em uma persona só, as vezes copio uma pessoa na cara dura sem mudar nada. Todos são pessoas reais. Sejam eu ou as pessoas próximas.
BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?
R: Vou citar minhas principais referências, não diria que favoritos, mas furam fila quando seus livros caem na minha mão. São os seguintes: Saramago, Bukowski, Poe, King, Moacyr Scliar, Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, Anne Rice, Lovecraft, Bauman, Freud, Umberto Eco, Osman Lins, Isaac Asimov, Sônia Elias, Luís Fernando e Vinícius Pinho.
BLOG: Tem alguma dica de escrita?
R: Leia. Para escrever um livro você precisar ler dez outros, ou mais. Se você não lê nem se atreva a escrever, vai lhe faltar conteúdo, critério, vocabulário. Raras exceções, raríssimas mesmo, conseguem escrever sem ter lido. Só conheço uma pessoa que fez isso bem, a autora de Quarto de Despejo, tirando ela não conheço mais ninguém. Então se você não é leitor/leitora, nem se atreva a escrever.
BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.
R: Como ainda não tenho leitores que acompanham de verdade meu trabalho vou deixar um recado para quem está curioso com minha escrita: ela é atrevida, cínica, aposta na inteligência de quem lê e não é de dar muitas explicações. Se você gosta disso minha escrita é seu lar, se não curte, ou tem preguiça, irá achar chata.
Biografia
Draylton Tavares, nascido em Recife no dia da mentira de 1986, é contador por profissão e escritor por paixão. Publicou o livro solo Sexta-feira: 13 contos de horror moderno, possui o conto "A Neve" na antologia Entropia da Maldito Books, o conto "Doze Anos" na antologia Bruxas ao Luar da editora Gatos & Histórias e o conto Quando a Carapuça Coube na Amazon, além de outros contos publicados em seu perfil no Scriv.
Conheça as obras do autor na Amazon:
● Quando a Carapuça Coube
● Sexta-feira 13 - Contos de Horror Moderno
Siga o autor
nas redes sociais :
Instagram: @drayltontavares
Adorei a entrevista! Esse autor é incrível e muito talentoso!!!
O que devo falar desses maravilhosa entrevista né sheer , ainda mais com um autor tão promissor como o Tavares , o seu conto "Quando a carapuça coube " é no mínimo exuberante , eu adorei