top of page

Entrevista com o autor - Amaury Branco.

22 de Dezembro de 2023



Oi, minhas lindezas!


Hoje trouxe uma entrevista muito top, com o autor Amaury Branco. ✒️


Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷


BLOG: Quem é o autor?


R: Amaury Branco.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R:  Orgulhoso, Sistemático e Diabetes.


BLOG: Cinco curiosidades sobre você:


R: Sou cego de um olho, mais precisamente do esquerdo; Sou um notívago; Tenho diabetes desde os 10 dias de vida; Amo decoração gótica e obscura, assim como lugares com a mesma característica; Me sinto melhor e de bom humor em dias frios, chuvosos ou nebulosos.


BLOG: Um Sonho?


R: Que alguma obra minha seja adaptada para para o áudio visual, seja filme, série ou especial.


BLOG: O que te motivou a ser escritor?


R: A fuga da realidade. Comecei com 14 anos, escrevendo poemas como uma forma de fugir do meu quadro de melancolia que eu sofria e desde então, eu nunca mais consegui deixar a escrita de lado, se tornando meu maior amor.


BLOG: Escrever Significa...


R: "Expressão", é a forma que eu encontrei de externar meus pensamentos e também sentimentos que emanam em mim.


BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?


R: Não é bem um livro autoral, mas uma antologia pela Editora Hibis, a qual eu idealizei, chamada "Rosas são Vermelhas".


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?


R: Continua sendo o "Rosas são Vermelhas", ele me marcou muito, pois foi a minha primeira obra a qual eu lancei, idealizei e ajudei fazer acontecer. Ele sempre terá um lugar especial para mim por conta disso, pela importância subjetiva que ela carrega.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?


R: Bom, eu ainda não tenho um livro propriamente dito, mas ele está em ritmo de produção escrita, já estou prestes a finalizá-lo, no caso, meu livro original chamado "Yelehna - A bruxa da estrada" e ele está fluindo muito bem, de forma natural, por tanto posso considerá-lo como sendo o meu livro a qual tive maior facilidade em escrever, muitas vezes até mais que qualquer conto a qual eu tenha por ventura participado em antologias por aí kkkkk.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?


R: Ironicamente também é "Yelehna - A bruxa da estrada", pois apesar dele fluir de forma natural, minha rotina corrida de faculdade e estágio, não me permite dedicar tanto do meu tempo a ele, muitas vezes não consigo nem mesmo abrir o arquivo para escrever mais algumas boas linhas dele kkkkkk. Então ele tá sendo um desafio e tanto.


BLOG: O que você tem lido ultimamente?


R: Ando lendo muito os terrores cósmicos do icônico e cultuado H.P Lovecraft.


BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?


R: Como disse anteriormente, eu comecei aos 14 anos de idade, escrevendo poemas e desde então estou nessa caminhada. Já se vai aí 18 anos no mundo da escrita kkkkkkkk.


BLOG: Assunto preferido para escrever?


R: Não tenho um assunto preferido, eu me guio pela inspiração, sabe? Eu costumo usar qualquer assunto que me dê algum lapso de inspiração, onde eu pare e me questione: "Opa! Acho que isso daria uma boa história, um bom conto. Vou escrever sobre."

Mas eu diria que prefiro temas mais fantasiosos do que escrever assuntos mais pé no chão e realistas. Minha mente e criatividade pendem mais para esse lado, por mais que eu possa usar de inspiração coisas cotidianas e da realidade pautada.


BLOG: Gênero favorito de escrever?


R: Ah, terror e suspense, com toda certeza do mundo kkkkk

Amo esse mundo obscuro, envolto de mistério, obscuridade e horror. Assustar as pessoas usando palavras, será sempre minha paixão.


BLOG: Inspirações?


R: Diria que cultura pop no geral e tudo que a permeia. Me inspiro muito em filmes de terror, sou aficionado no gênero, estou sempre vendo uma coisa aqui e ali, até mesmo os mais undergrounds e eu acabo absorvendo muito para a criação de minhas histórias, assim como a cultura japonesa em si, já que eu amo animes, mangás. Consumo muito dessa cultura oriental e isso inclui histórias de terror, eu amo contos de terror japoneses, sobretudo do mestre do gênero de horror e terror japonês, Junji Ito. O autor tem fortes inspirações que acrescento na minha forma de escrita e para mim está lado a lado com o célebre Stephen King em meu gosto pessoal.

Também amo séries de terror, ainda mais essas em formato de contos, onde um capítulo é independente do outro, tais como "Creepshow", "Gossebumps", "Clube do terror", entre outras, pois eu amo escrever contos de terror, tenho vários, então por consequência acabo tendo como inspiração séries do tipo.


BLOG: Qual das tuas histórias te define?


R: Creio que todas. Tudo que escrevo e já escrevi tem um pouco de mim ali, uma referência, uma inspiração, uma característica, uma lembrança, um fato ocorrido. Creio que a junção delas defina muito de mim e de quem sou, não apenas como escritor, mas como persona.


BLOG: Hábitos de escrita?


R: Noturnos principalmente, ou em tempos frios, chuvosos e nublados, me sinto mais produtivo. Mas às vezes costumo montar uma playlist no YouTube com trilha sonora de terror, sobretudo compostas em arranjos de piano, como forma de me inspirar no momento que escrevo.

Outro hábito que vem se tornando bem recorrente é escrever no bloco de notas do celular dentro da van, durante o percurso até a faculdade e faço o mesmo na volta para a casa, por ser o tempo de ócio que eu encontro.


BLOG: Elogie a sua própria escrita...


R: Minuciosa, perfeccionista e uma boa construção de tensão, suspense e preparação para o clímax da história ou do capítulo. Bom desenvolvimento de personagem, sendo ele protagonista, antagonista ou até mesmo um secundário que pouco vai aparecer na história novamente, gosto de dar bons backgrounds. Gosto de dar esse aprofundamento de história e de personalidade a cada um deles. Além de eu ser bem detalhista com cenários, pessoas, paisagem, eu sempre descrevo de forma que fica bem evidenciado no imaginário do leitor, tal como uma fotografia.

Também procuro sempre ser inovador e fugir dos clichês. Isso destaca minha criatividade, pois odeio plagiar a mim mesmo, sobretudo, então eu sempre trago algo que seja fora do habitual.

Creio que esses sejam meus pontos mais fortes de escrita (tentando ao máximo deixar a modéstia de lado, pois eu tenho dificuldade de me elogiar kkkkkkk)


BLOG: Um defeito e uma qualidade?


R: Defeito: Orgulhoso/sistemático .

Qualidade: Generoso/fiel a quem considero.


BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?


R: Sim, alguns aliás, mas vou mencionar o principal, o protagonista do meu livro que está em produção "Yelehna - A bruxa da estrada". Ele foi inspirado em meu irmão mais novo, em aparência e algumas características de personalidade, além claro do mais evidente, que é o nome "Daniel", esse sendo o nome do protagonista e também do meu irmão.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?


R: Com certeza vai parecer muito clichê, mas não posso não mencionar Stephen King, Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft, um pouco de Dan Brown. Também flerto com o estilo do terror japonês, então me inspiro muito no mestre do terror e horror japonês, Junji Ito.

Também tenho minhas inspirações nacionais, aquele que considero ser o mestre do nosso terror nacional, Cesar Bravo e também outro escritor nacional que eu admiro muito, Rodrigo de Oliveira. E puxando um pouco de sardinha aqui (risos) para a editora a qual estou inserido efetivamente, a escritora e também proprietária fundadora da Editora Hibis, Marli H.F.


BLOG: Tem alguma dica de escrita?


R: Sim, comece escrevendo contos e também se arriscando em participar sempre que possível de editais, pois os contos são meio que uma porta de entrada para a escrita, pode não parecer, mas ela ajuda a amadurecer demais a sua escrita, te traz autonomia e experiência antes de arriscar em um livro original. E tente sempre fugir do clichê, ser criativo é o que te faz se destacar no meio literário.


BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.


R: Continuem sempre com o hábito da leitura, não deixe ela jamais morrer em vossos peitos. Se permita também em dar uma chance para autores nacionais, muitas vezes limitamos bons escritores e histórias fabulosas por preconceito com a escrita nacional, então dê a chance de conhecer escritores brasileiros também, não fique apenas nos internacionais.

E quando estiver lendo algo meu em noites escuras... Tome cuidado com as costas, sempre pode ter algo atrás de ti, observando hahahaha.


 

Biografia


Originário de Mococa, uma cidadezinha do interior de São Paulo e formado em Turismo Receptivo, Eventos, Gerenciamento Empresarial, Marketing e recentemente cursando licenciatura em História. É amante de filmes de suspense e terror, começou sua jornada literária logo cedo com seus 14 anos, escrevendo poemas como válvula de escape para a sua melancolia. Publicado pela Editora Hibis em mais de 10 antologias variadas e em "O medo que se espalha" pela editora Furcata. Conta com um acervo de obras ainda a serem lançadas futuramente.


Siga o autor

nas redes sociais :


Instagram: @amaurybranco


 






29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page