07 de Julho de 2023
Oi, minhas lindezas!
Hoje trouxe uma entrevista muito legal, com o autor Diego Sant'Anna. ✒️
Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷
BLOG: Quem é o autor?
R: Diego Sant’Anna é um autor muito versátil, gosta de transitar entre os gêneros e busca sempre um olhar mais profundo perante a vida.
BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
R: Curioso, gosto de descobrir e conhecer coisas novas. Otimista, vejo sempre o lado positivo das coisas e repasso em minhas escritas. Místico, aprecio o mistério e o sobrenatural, uso a fantasia para colorir espaços escuros.
BLOG: Cinco curiosidades sobre você:
R: Além de escritor, eu faço parte de um grupo de teatro, onde atuo e dirijo. Já fiz um transplante de córnea. Sou poliglota, além do inglês, falo dinamarquês, sueco e norueguês. Já representei o Brasil no maior Festival Literário no mundo que fica em Edimburgo – Escócia. Faço parte da AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes)
BLOG: Um Sonho?
R: Viver da Literatura. Viajar o mundo divulgando meus livros e transformando os lugares através da Literatura.
BLOG: O que te motivou a ser escritor?
R: Assim como a Literatura me ajudou muito a passar por momentos difíceis, o que mais me motiva a escrever é a possibilidade de mudar a realidade das pessoas, trazer conforto, luz e esperança.
BLOG: Escrever Significa...
R: Expressar em palavras o que a alma fala. Escrever é tornar possível qualquer coisa, e uma postura resistente perante o mundo.
BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?
R: A Noite Escura Da Alma, é um livro escrito durante a Pandemia, criado para ajudar as pessoas a entender e passar por momentos de tristeza. Um dos vencedores do Prêmio Book Brasil 2021, na categoria não-ficção. É material de estudo por um clube de leitura de desenvolvimento pessoal.
BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?
R: Fragmentos Líricos, é um livro bilíngue de poesias. Seu conteúdo leva a uma reflexão profunda sobre todos os aspectos que moldam nossa vida. Atualmente o livro virou peça de teatro: “Fragmentos Líricos – A Viagem”, espetáculo criado pelo Grupo Icônico, já participou de eventos importantes como A Bienal do Livro de Taubaté e Semana da Pedagogia da ETEP Centro Universitário.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?
R: A Chave Para O Infinito, foi mais fácil porque é uma coletânea de poesias que escrevi desde a adolescência. Então somente juntei um material que já estava pronto.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?
R: MORTALITAS – Uma História de Amor e de Morte, foi meu primeiro livro solo. Na época eu estava aprendendo, então foi um período de muita ansiedade. O livro foi escrito em Português, Inglês e Latim. Após ter ganhado o prêmio Portugal Telecom em 2013, passou a ser comercializado em toda Europa.
BLOG: O que você tem lido ultimamente?
R: Tenho lido contos e lendas da mitologia Celta, estes livros estão me ajudando na composição do meu próximo livro, que será uma fantasia ambientada dentro da mitologia celta.
BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?
R: Este ano eu completo 12 anos de carreira.
BLOG: Assunto preferido para escrever?
R: Gosto de abordar temas inquietantes como: a tristeza, a morte e mistério.
BLOG: Gênero favorito de escrever?
R: Poesia, pois corre em minhas veias.
BLOG: Inspirações?
R: A vida e o mistério.
BLOG: Qual das tuas histórias te define?
R: A Noite Escura Da Alma, não é um livro que me define, mas para mim foi uma cura, pois eu também precisava aprender a lidar com a tristeza.
BLOG: Hábitos de escrita?
R: Gosto de escrever a noite ouvindo música, que precisa estar de acordo com o tema.
BLOG: Elogie a sua própria escrita...
R: Minha escrita é única, pois eu vejo o que ninguém vê, ouço o que ninguém ouve e sinto o que ninguém sente.
BLOG: Um defeito e uma qualidade?
R: Um defeito, querer fazer várias coisas ao mesmo tempo e qualidade é escrever com os olhos da alma.
BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?
R: Em MORTALITAS – O Segredo de Ophelie, livro que irei publicar no final deste ano, a personagem principal é inspirada em uma amiga muito querida chamada Andriane Cursino.
BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?
R: Tolkien, Riordan, J.K., Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Tuomas Holopainen.
BLOG: Tem alguma dica de escrita?
R: Procure estudar sempre e aprimorar as técnicas de escrita. Não se limite, a literatura te permite a explorar o mais inóspito oceano interior. Não desista, não é fácil ter destaque nesta área, sendo assim, foque suas expectativas apenas em ser sincero na escrita.
BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.
R: Só tenho que agradecer o carinho e receptividade de todos e aguardem que vem muita coisa nova por aí....
Biografia
Nascido em São José dos Campos, São Paulo, Diego Sant’Anna, formou-se em Letras e especializou-se em Poética e Filosofia Moderna pela USP, atualmente faz Mestrado em Comunicação pela Universidade Europeia do Atlântico - Santander - Espanha.
Seu primeiro livro “MORTALITAS: Uma História de Amor e de Morte” ganhou o prêmio Portugal Telecom e passou a ser comercializado em toda Europa.
Posteriormente, o escritor publicou seu primeiro livro de poesias titulado “A Chave Para O Infinito”, e então foi convidado para representar o Brasil em Festivais Literários como o de Edimburgo na Escócia e o de Belgrado na Sérvia.
Com o nome já consolidado, o escritor publicou mais 2 livros de poesia: “Exórdios: A Origem do Silêncio e Fragmentos Líricos, livro bilingue Português e Inglês que também foi publicado nos EUA e Canadá.
Seu último livro “A Noite Escura da Alma” publicado em 2021, foi considerado como a terceira melhor obra publicada no Brasil no ano de 2021 na categoria “não-ficção” pelo Prêmio Book Brasil.
Conheça as obras da autor na Amazon:
● A Noite Escura da Alma.
● Exórdios: A Origem do Silêncio.
● Mortalistas : Uma Históriade Amor e de Morte.
● O Céu Cor de Laranja.
● A Chave para o Infinito.
Siga o autor
nas redes sociais :
Instagram: @diego_escritor
Estou amando as entrevistas da blogueira e escritora sheer, ela está de parabéns e os autores tbm que participão, assim os leitores conhecem um pouco melhor vcs. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻