10 de Julho de 2023
Oi, minhas lindezas!
Hoje trouxe uma entrevista descontraída, com o autor Beto Santarelli. ✒️
Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷
BLOG: Quem é o autor?
R: Me chamo Beto Santarelli, tenho 43 anos e moro em São José do Rio Preto-SP. Sou formado em Direito, turma 2002, pelo Centro Universitário do Norte Paulista - Unorp, atuando profissionalmente como advogado.
BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
R: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
R: Pai (tento fazer o meu melhor, rsrs), amigo e sonhador.
BLOG: Cinco curiosidades sobre você:
R: Adoro livros e filmes sobre religião e espiritualidade; Gosto de tocar violão, apesar do meu instrumento favorito ser o contrabaixo; Já fiz aulas de canto; Nas horas vagas, gosto de compor músicas; Ganhei um diploma da escola da minha filha de "O Pai Mais Coruja".
BLOG: Um Sonho?
R: Que a paz reine na Terra e no coração dos homens, de tal maneira que os conflitos e as dores deixem de existir.
BLOG: O que te motivou a ser escritor?
R: Escrever sempre fez parte do meu trabalho como advogado. A escrita é nossa ferramenta. Mas durante a pandemia, estando em casa com a família, comecei a ler livros infantis com minha filha e adorei ver como eles passam ensinamentos importantes para as crianças, de uma forma simples e descomplicada. Isso me motivou a escrever livros infantis também. Quis experimentar e me aventurei nesse universo.
BLOG: Escrever Significa...
R: Dar vida às ideias!
BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?
R: 100 Trocadilhos Caninos Engraçados - Para Ler, Rir e se Divertir, pela Editora Uiclap.
BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?
R: Tenho um carinho muito especial pelo livro Correndo Atrás do Osso - Uma Aventura Canina, publicado na Editora Uiclap. Esse livro foi adotado por algumas escolas da minha cidade como livro paradidático do ensino fundamental. Recebi muitos feedbacks positivos sobre a obra. Isso, para um escritor novo como eu, é muito gratificante. Falar nas escolas com os alunos foi incrível e é o que me motiva a continuar escrevendo. Em breve, espero lançar o Correndo Atrás do Osso 2, que já está sendo escrito.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?
R: O livro Por que as estrelas não caem?, da Editora Caravana. Como eu tinha a história pronta na cabeça, isso facilitou a escrita.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?
R: O livro Correndo Atrás do Osso - Uma Aventura Canina. O pano de fundo deste livro é a construção de uma amizade, tendo cachorros como personagens. Tive que ver o mundo através da visão de um cachorro, mesclando situações engraçadas, curiosidades, aventuras, conflitos, tentando mostrar o surgimento de uma amizade verdadeira.
BLOG: O que você tem lido ultimamente?
R: Ultimamente, tem me encantado muito ler poesias haicais. É um pequeno poema (terceto), de origem japonesa, que usa a concisão e a simplicidade para descrever breves momentos da natureza. É como se fosse a fotografia de um instante. Adoro esse poema do haicaista Paulo Leminski:
"A estrela cadente
Me caiu ainda quente
Na palma da mão".
BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?
R: Por causa da profissão de advogado, a escrita sempre fez parte da minha vida. Mas como escritor, propriamente dito, comecei em 2020.
BLOG: Assunto preferido para escrever?
R: Atualmente, busco assuntos do universo infantil para criar minhas histórias.
BLOG: Gênero favorito de escrever?
R: Livro infantil. Boas histórias são uma forma de passar grandes ensinamentos para as crianças, bem como alegria e descontração.
BLOG: Inspirações?
R: No gênero infantil, Jonas Ribeiro é minha maior inspiração. Além de ter escrito um grande número de livros, ele faz um trabalho incrível com as crianças nas escolas, através de palestras, apresentações teatrais, leituras etc.
BLOG: Qual das tuas histórias te define?
R: Depois que me tornei pai, percebi os desafios de educar e ensinar. Vi que a leitura tem um papel fundamental na formação da criança. Assim, acredito que foi a paternidade que me aproximou dos livros infantis e me incentivou a escrever.
BLOG: Hábitos de escrita?
R: As crianças são uma fonte inesgotável de criatividade. Às vezes, numa simples conversa, elas te dão elementos incríveis para a criação de uma boa história. O segredo é ir anotando tudo para, mais tarde, enriquecer seu texto com esses elementos.
BLOG: Elogie a sua própria escrita...
R: Fiquei feliz por ter conseguido arrancar boas risadas da criançada!
BLOG: Um defeito e uma qualidade?
R: Um defeito: ainda não consegui criar uma rotina de escrita. Uma qualidade: aqui em casa dizem que sou engraçado… acho que isso pode ser considerado uma qualidade, rsrs.
BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?
R: A inspiração vem de situações que acontecem conosco no dia-a-dia. Então, de alguma forma, todos os personagens carregam um pouco de nós ou do que vivemos.
BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?
R: Sempre gostei da Agatha Christie e do John Grisham. Mas me permita aqui a indicação de um livro que li ano passado e que achei simplesmente sensacional. Se chama O Tempo Entre Costuras, de Maria Duenas.
BLOG: Tem alguma dica de escrita?
R: Sou um escritor novo. Por isso, quando me aventurei a escrever, assisti muitos vídeos de escrita criativa. Eles me ajudaram muito. Recomendo!
BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.
R: Não há nada mais gratificante do que escutar de alguém "eu li o seu livro". É incrível saber que uma pessoa dedicou o seu tempo para conhecer o nosso trabalho. A esses, a minha eterna e mais sincera gratidão!
Biografia
Beto Santarelli, nascido em São José do
Rio Preto - SP, 43 anos, formado em Direito pela Unorp - Centro Universitário do Norte Paulista, turma 2002. Advogado. Escritor.
Tem três livros publicados:
Correndo Atrás do Osso – Uma Aventura
Canina, Editora Uiclap; Por que as estrelas não
caem? Editora Caravana;
100 Trocadilhos Caninos
Engraçados, Editora Uiclap.
Conheça as obras do autor na Uiclap:
Siga a autor
nas redes sociais :
Instagram: @betosantarelli
Muito legal ver um autor de livro infantil falando. O universo das crianças é impressionante e conseguir captar isso é coisa para raros. Parabéns amigo!
Amei este livro correndo atrás do osso parabéns muito bom o livro espero que venha mais coisas por aí neh