04 de Setembro de 2023
Oi, minhas lindezas!
Hoje trouxe uma entrevista muito top, com a autora Edna Barros. 🌹
Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷
BLOG: Quem é o autor?
R: Me chamo Edna, sou escritora e professora de Língua Portuguesa.
BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?
R: Determinação, imprevisibilidade e fé.
BLOG: Cinco curiosidades sobre você:
R: Tenho toques e manias, sou apaixonada por livros, quero tudo para ontem, detesto injustiça, costumo agir pra depois pensar.
BLOG: Um Sonho?
R: Escrever e publicar uma trilogia.
BLOG: O que te motivou a ser escritor?
R: Minha professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental elogiou minha escrita e disse que um dia gostaria de ler um livro escrito por mim. Aquela frase plantou um sonho na minha cabeça que posteriormente tornou-se realidade.
BLOG: Escrever Significa...
R: Poder criar, recriar e ser livre para descrever minhas ações e emoções.
BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?
R: Os três livros que lancei foram publicados simultaneamente, sendo eles: AS PERIPÉCIAS DO ACASO, OBRA DO DESTINO e COMO É BOM SER CRIANÇA.
BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?
R: Obra do destino é o meu favorito, pois é um romance que o enredo estava na minha cabeça desde a época da escola. Anos depois eu pude colocá-lo no papel e enfim publicar.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?
R: Como é bom ser criança foi o mais fácil, pois é um paradidático infantil inspirado na minha filha. A obra é um poema fragmentado que se relaciona com o título, falando o quanto é bom ser criança.
BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?
R: As peripécias do acaso foi o mais difícil, pois é uma obra de 300 páginas que inclui crônicas diversas relatando situações que vivi ou presenciei. Escolher as experiências vividas e exemplificá-las no papel foi bem difícil.
BLOG: O que você tem lido ultimamente?
R: Gosto muito de biografias e no momento estou lendo a história de Hitler.
BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?
R: Desde o ensino fundamental eu gosto de escrever e produzo pequenos textos, chegando até as obras publicadas no momento.
BLOG: Assunto preferido para escrever?
R: Gosto de permear por todos os assuntos, e fica evidente por ter publicado uma obra de crônica, um romance e um livro infantil. Sinto vontade de escrever poemas, letras de músicas, minha biografia... tudo o que é relacionado com a escrita me interessa e se torna o meu preferido.
BLOG: Gênero favorito de escrever?
R: Se tivesse que escolher apenas um gênero para escrever, eu ficaria com romance.
BLOG: Inspirações?
R: Minhas inspirações vem das minhas leituras, filmes, podcasts, documentário e experiência profissional. Todo esse repertório me inspira a criar algo.
BLOG: Qual das tuas histórias te define?
R: O meu livro de crônica me define, afinal tem muitos textos que relatam vivencias que eu tive durante a vida.
BLOG: Hábitos de escrita?
R: Não tenho um cronograma pré-definido. Escrevo sempre, porém é algo mais espontâneo que quando surge eu pego o meu caderno e disparo a escrever.
BLOG: Elogie a sua própria escrita...
R: Minha escrita é clara e objetiva. Tem um ar poético bem discreto e normalmente segue uma linguagem informal.
BLOG: Um defeito e uma qualidade?
R: O defeito é meus enredos serem mais curtos, muitos já deram criticas construtivas dizendo que preciso desenvolver mais os textos e acrescentar detalhes. Uma qualidade é acerca da criatividade. Todos elogiam minhas obras pelo texto criativo.
BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?
R: Normalmente minha inspiração vem de pessoas comuns que convivem comigo. A obra infantil que publiquei foi inspirada na minha filha, o livro de crônicas foi inspirado em vizinhas, parentes, amigos... pessoas comuns.
BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?
R: Gosto de ler e conhecer todos os tipos de autores desde Machado de Assis até Mauricio de Souza. Sendo assim, acabo conhecendo vários tipos de linguagem, escritas, gêneros e isso foi muito importante para eu me encontrar no mundo da escrita. Não tenho uma ou duas referências, busco todas as referências e pego um item de cada estilo para construir o meu próprio.
BLOG: Tem alguma dica de escrita?
R: A dica para quem quer publicar um livro é escrever diariamente. Não se preocupar com ortografia ou gramática em geral. Colocar as ideias no papel sem se preocupar com pontuação ou algo do tipo. Depois que o enredo estiver no papel, fica mais simples colocar em ordem e deixar de acordo com a formalidade da Língua Portuguesa.
BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.
R: Quero dizer que todos nós podemos ser escritores. Todos têm uma história para contar e o caminho para isso é a leitura. Ler é o caminho para ampliar vocabulário e repertório, conhecer modelos de escrita, conhecer estrutura gramatical e vivenciar múltiplas histórias para enfim construir base para escrever a sua própria história.
Biografia
Me chamo Edna Barros, Professora de Língua Portuguesa desde 2006, dando aula para alunos do ensino fundamental II e Médio. Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil. Escritora desde 2010 tendo publicado três obras contemplando os gêneros de crônica, romance e paradidático infantil. Além disso, trabalho fazendo revisões literárias e dando consultoria literária para novos escritores.
Siga a autora
nas redes sociais:
Instagram: @ednarochabarros
Canal do YouTube:
Eink top 💃🏻💃🏻💃🏻 parabéns as duas 🥰