top of page
Foto do escritorSheer Moraes

Entrevista com a autora - Chirles Oliveira.

20 de Novembro de 2023



Oi, minhas lindezas!


Hoje trouxe uma entrevista muito descontraída, com a autora Chirles Oliveira. ✨️


Vamos conhecer mais autores nacionais! 🇧🇷


BLOG: Quem é o autor?


R: Chirles Oliveira Santos.

BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R: Intensa, resiliente, leal.


BLOG: Cinco curiosidades sobre você:


R: Sempre acordo bem-humorada e antes das 6h

Amo frio, noite e silêncio

Sou avó com muito orgulho

Amo trovão e arco-íris.

Curto as músicas do Barão Vermelho


BLOG: Um Sonho?


R: São tantos que fica difícil apontar um apenas. Mas, hoje seria a aprovação no concurso público dos meus sonhos.


BLOG: O que te motivou a ser escritor?


R: Ainda estou processando esse fato. Ser reconhecida como escritora é algo que sequer ousei sonhar, mas está acontecendo. Creio que minha motivação desde que produzi as primeiras poesias foram minhas vivências, esse foi o recurso que encontrei para extravasá-las. Desde então, tornou-se um hábito positivo que agora tive oportunidade de apresentar ao público.


BLOG: Escrever Significa...


R: Partilhar com o mundo fragmentos de minha alma.


BLOG: Qual seu livro mais recentemente lançado?


R: Esse ano publiquei meus dois primeiros livros de forma simultânea (algo que considero grande benção), o último a ficar pronto foi “O Reflexo atual da subjugação feminina”.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito, entre os que escreveu?


R: Escolher um livro favorito seria como escolher um filho favorito, não tem como, pois, cada um tem suas nuances. Até esse momento tenho sete livros escritos, incluindo dois livros infantis, atualmente estou trabalhando em um romance policial e um de poesias e testemunhos de gratidão a Deus. Sou apaixonada por cada um de forma individual, cada um representa um pouco quem sou.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais fácil de escrever?


R: Os dois primeiros livros de poesias escrevi ao longo de minha vida, então não poderia dizer que foi fácil. Os infantis eu poderia apontar como os mais “fáceis” por que são leves.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?


R: Sem dúvida, “O reflexo atual da subjugação feminina”. Ele surgiu a partir do estudo sobre violência doméstica e feminicídio que fiz para minha monografia do curso de Direito. Então, me deparar com verdades a respeito do tratamento dado a mulher por séculos, e ainda, me identificar como reprodutora do machismo e perpetuadora de frases, condutas e sentimentos desrespeitosos contra a figura feminina, como boa parte das mulheres é, foi no mínimo doloroso para mim, contudo, foi um processo libertador. Por isso considero uma leitura indispensável para mulheres e para os homens também.


BLOG: O que você tem lido ultimamente?


R: Acabei de ler “Armadilhas da Mente” de Augusto Cury. Estou concluindo “Lady Killer” da Darside, e lendo também 12 Anos de Escravidão. Além da Bíblia Sagrada que leio diariamente.


BLOG: Por quanto tempo você tem escrito?


R: Comecei a fazer meus primeiros versos aos 13 anos. Tenho 40 hoje. Tive muitos períodos de pausas, mas esse ano estou produzindo bastante.


BLOG: Assunto preferido para escrever?


R: A vida.


BLOG: Gênero favorito de escrever?


R: Tenho descoberto o prazer em produzir contos.

BLOG: Inspirações?


R: As vivências.


BLOG: Qual das tuas histórias te define?


R: O Beijo da Viúva Negra... kkkkk


BLOG: Hábitos de escrita?


R: Ultimamente minha rotina está bastante turbulenta, mas procuro produzir algo novo toda semana. Nem que seja uma poesia ou um conto.


BLOG: Elogie a sua própria escrita...


R: Minha escrita é intensa e envolvente. Muitas vezes enviei algum texto para algumas pessoas e me responderam com a voz embargada, emocionada.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?


R: Intolerância (com quem pisa na bola), Lealdade (com quem merece).


BLOG: Algum personagem inspirado em alguém real?


R: Todos... kkkk Brincadeiras à parte, grande parte dos meus personagens são inspirados em pessoas reais, com todo exagero que a literatura permite.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?


R: Confesso que li pouco. Como falo suscintamente em alguns relatos biográficos pela internet, vivi muitas situações adversas, passei parte de minha vida em zona rural onde não tinha energia elétrica, em alguns momentos tive a leitura como refúgio e entretenimento, mas minhas referências foram limitadas. Poderia citar Fernando Pessoa para referência poética, foi o primeiro livro que li aos 13 anos. Machado de Assis, José de Alencar, Ellen White foi a que mais li.


BLOG: Tem alguma dica de escrita?


R: Sim. Escreva! Quando vier a inspiração, pare o que estiver fazendo e coloque no papel, no celular, onde puder, mas não deixe passar, por que a ideia não volta.


BLOG: Deixe um recado para os seus leitores.


R: Queridos leitores, conheçam mais sobre essa autora que sobreviveu à pobreza e à adversidade, e hoje, através de seus versos e suas palavras, busca transmitir uma mensagem de superação e resiliência a quem a lê. Desfrutem da leitura poética de “Abstrações – Gritos que ecoam da alma” e deleitem-se. Aprofundem-se na origem do menosprezo pela figura feminina e reflitam no que você pode fazer para modificar essa realidade, com a leitura atenta de “O Reflexo atual da subjugação feminina”. Acompanhem meu trabalho pelo Instagram @chirles.oliveira


Biografia


Chirles Oliveira nasceu em Itarantim-BA, reside em Vitória da Conquista. É policial militar, bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, especialista em Direito do Trabalho e Violência Contra a Mulher, licencianda em Letras/Inglês. É poetisa e escritora. Possui o título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Academia de Letras do Brasil-SP, onde ocupa a cadeira 38, integra ainda, a Academia Internacional de Literatura Brasileira. Em 2022 recebeu certificação no concurso Clara Gazen-RS com o poema “O Florescer de uma Mulher”. Em 2023 recebeu o troféu Autor Revelação no Prêmio Destaques Literários, onde seu livro “Abstrações” foi premiado com o 2º lugar. Foi vencedora do 1° Prêmio Sapiens de Literatura na categoria Melhor Biografia. Autora de "Abstrações - Gritos que ecoam da alma", "O reflexo atual da subjugação feminina" e coautora de "Entre sonhos e travessuras", participa em dezenas de coletâneas nacionais e internacionais. É colunista da Revista Escribas.

Orgulha-se em ser mãe e avó.




Siga a autora

nas redes sociais :


Instagram: @chirles.oliveira






8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Peter Azevedo
Peter Azevedo
Nov 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

O trabalho que você faz de nós apresentar escritores Br é maravilhoso sheer

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page