11 de Julho de 2023
Obra: A Melhor Parte de Mim – Por trás de toda dor, há um recomeço.
Autor: Vanessa Martins
Nota: 5
Sinopse:
Lavínia é uma jovem, nascida num berço cristão que após receber uma trágica notícia vê sua vida mudar de repente. Do dia para noite, sua vida que era exemplo de perfeição e admiração, traçada em meio ao caminho cheio de luz, transforma-se em dor, lamentação e escuridão.
Oi, minhas lindezas!
Confesso que não tenho tido muito tempo livre para leitura, algo de que me arrependo profundamente, pois a leitura deveria ser algo fundamental na vida das pessoas.
Um bom livro nos agrega momentos prazerosos, nos transporta para lugares que muitas vezes não podemos conhecer na vida real, e com a fluidez de uma boa leitura nos sentimos em casa, como se realmente estivéssemos em tal lugar.
Nos permite explorar deveras emoções e nos enriquece de conhecimento a cada nova leitura.
Hoje trouxe a resenha do livro A Melhor Parte de Mim da autora Vanessa Martins, uma autora nacional independente, que tem o dom de colocar em sua escrita muita emoção e reflexão.
Já adianto que essa resenha ficou um pouco longa, pois não haveria outra forma de falar da trajetória de nossa protagonista Lavínia, uma jovem que foi criada no seio de uma família cristã e temente a Deus.
Família essa que passou pela maior provação que uma família pode passar, que é ter um ente querido diagnosticado com uma doença terminal, o câncer por exemplo.
Bom sem mais delongas bora para a resenha!!!
Minhas Impressões
Sobre O livro:
Turbilhão de Emoções 🤧
Confesso que conhecer a história de Lavínia, foi uma experiência incrível e única.
Já faz algum tempo que peguei esse livro para ler, mas devido a correria do dia a dia acabei adiando, e agora sei o quando me fez falta ter lido esse livro antes.
Dizem que tem sempre um livro, filme ou até mesmo uma história contada em uma novela com a qual acabamos nos identificando e isso não é mito não.
Pelo menos não para mim!
Quando a gente tem a sensibilidade de absorver algo fictício, que de alguma maneira inexplicável se encaixa na nossa realidade, isso nos faz refletir a respeito de nossas ações e escolhas, nós ensinando a ser pessoas melhores, para os outros e principalmente para nós mesmos.
A Melhor Parte de Mim é um livro incrível que possui uma escrita fluida e reflexiva a respeito dos comportamentos humanos, da importância de afeto na família, de Deus e de saber com as próprias emoções.
É maravilhoso quando lemos uma obra literária e podemos mergulhar fundo, no turbilhão de emoções no qual somos submersos.
Chorei horrores quando Dona Laura, a mãe da protagonista compartilha com a filha o Resultado dos seus exames de rotina, e o tratamento desgastante em que ela é submetida para combater o câncer, uma doença fatal e traiçoeira.
Novamente me debulhei em lágrimas quando a Dona Laura, morre.
Algo que já era previsível, porém nunca estamos preparados para lidar com a dor da perda, mesmo sendo algo inevitável.
Perder as esperanças em momentos assim quando já não há o que ser feito é imediato.
Somos convidados a sentir na pele a solidão que se instala dentro do lar dessa família, a revolta por não entender os próprios sentimentos, por não saber como lidar com eles.
Acabamos ignorando a presença de pessoas que nos querem bem e apenas tem a intenção de ajudar a passar por essa provação sem maiores traumas.
Porém as afastamos com nossa ignorância e muitas vezes fazemos escolhas erradas que nos tornam pessoas egoístas que apenas pensam na própria dor, deixando a empatia de lado.
Nos tornando presas fáceis de vícios e depressão.
Lavínia tem que aprender a lidar com a dor da perda de sua mãe tão amada, sozinha e isso é muito frustrante.
Ignorada pelo pai que busca sanar a sua dor afogando as mágoas no álcool, como se essa fosse sua única saída.
Ela também escolhe continuar seus planos de estudar em outra cidade, para fugir da dor.
Relato:
Minha mãe passou por cinco cirurgias de um câncer na cervical, passou pelo desgastante tratamento de quimioterapia e radioterapia, na última cirurgia teve que ficar até na UTI.
E embora nosso relacionamento não seja dos melhores, não consigo deixar de zelar pelo bem estar dela, mesmo que muitas vezes isso custe a minha paz de espírito e o equilíbrio emocional e psicológico.
Ela é uma pessoa bem difícil de se lidar e conviver, mas também tem seu lado bom como todo mundo e tem um coração enorme, sempre buscando auxiliar as pessoas que precisam dela.
Confesso que sempre fui mais próxima do meu pai, quando ele morreu devido a quatro infartos seguidos, eu tinha apenas quinze anos de idade.
Lidar com a perda dele não foi nada fácil para mim e muito menos para a minha mãe.
Foi um período bem difícil e de grande tribulação e a promessa que foz a ele em seu leito de morte, de que cuidaria sempre dela, enquanto ela respirasse.
Eu não imaginava que seria tão difícil de cumprir, porém estou aqui!
Enquanto lia o trecho: em que a protagonista Lavínia fala sobre a canção “Despedaçada”, de sua autoria. Me fez refletir e visitar as lembranças ruins, mas também deveras lembranças boas que tenho da minha mãe.
Me trouxe a reflexão sobre a importância de cuidar dos nossos entes queridos, mesmo que não encontre reciprocidade.
Sobre se fazer presente na vida das pessoas que amamos, algo de valor incalculável e que muitas vezes não sabemos aproveitar.
O tempo que temos para conviver e celebrar com as pessoas que amamos, deveria ser visto como algo de extrema importância para se ter uma vida bem vivida.
Pois a vida é curta e imprevisível, e em questão de um piscar de olhos muita coisa pode mudar e transformar nossas vidas tanto de modo positivo, como de modo negativo também.
Isso me fez parar e pensar “poxa”, tah certo que a minha convivência com a minha veinha. (Riso)
Ou seja com a minha mãe. Não é das melhores!
Porém por mais impossível que ela torne a nossa convivência, não consigo deixar de pensar em como seria mil vezes pior se ela não estivesse mais aqui.
Acredito que qualquer divergência que tenhamos tido até aqui, será mínima comparada a dor incalculável que restará em mim, no dia em que ela partir para junto de Deus.
Por esse motivo pro todos os dias para que ela ainda me infernize por muitos e muitos anos. (Riso)
O Livro também nos trás a reflexão sobre os erros que cometemos ao longo da vida, até por que ninguém acerta logo de cara né?
Para acertar muitas vezes cometemos muitos erros, o que nos trás amadurecimento e muito aprendizado sobre a vida.
Todos temos demônios internos, com o qual lutamos todos os dias, e nem por isso perdemos a esperança em que dias melhores estão por vir.
Essa obra é extraordinário, fala sobre a importância de saber lidar com as próprias emoções e as consequências de nossas escolhas.
O quão sério pode ser uma depressão e que ter em quem se apoiar é primordial para conseguir encontrar forças e buscar ajuda de um especialista.
Principalmente não se deixar afastar de Deus, mesmo que já não haja esperanças e acredite ter perdido a fé.
E antes de mais nada se amar e buscar sempre ser a sua melhor versão, para si mesmo.
Nosso corpo é um templo, o qual devemos cuidar constantemente.
Jamais devemos deixar que se apague q luz que habita em nosso espírito, se amar e cuidar de nosso bem estar psicológico, emocional e espiritual deve ser visto como prioridade.
E jamais devemos duvidar de nossa própria capacidade, pois da mesma maneira que somos capazes de sonhar também somos capazes de realizar.
Todos temos alguém que desperta a melhor parte de nos mesmos, no meu caso esse alguém é o meu filho lindo e muito amado! ❤❤❤
Parabéns a minha amiga autora Vanessa Martins, por ser tão talentosa.
Sucesso sempre! ⭐⭐⭐⭐⭐
Só digo leiam!
Amei e recomendo!
E-book Disponível na
Amazon
Link: https://a.co/d/9BKZgkO
Livro Físico Disponível na
UICLAP
● Sangue & Ódio
● A Melhor Parte de Mim
● O Peso de Uma Coroa
● Luzença - Uma Crônica de Natal
● Morte & Destruição
● Efeito Borboleta
Comments